terça-feira, 17 de novembro de 2009
Olá Pessoal!
Reforçando a divulgação do curso de Agronegócios, está aberto o processo seletivo especial para o Curso de agronegócios, são 40 Vagas no Campus de São Miguel do Oeste! Faça sua inscrição através do link http://www.unoesc.edu.br/vestibular/verao/seletivo-especial
Maiores informações sobre o curso, podem ser dadas através do telefone: (49)3631-1045 ou pelo email coordagro@unoescsmo.edu.br.
Acesse também nosso blog: http://www.agronegocio09.blogspot.com
Venha para o Curso de Agronegócio$!
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Venha para o Curso de Agronegócios!! Processo seletivo em regime especial! Confira!!
Tarcio Kummer – Industrial, sócio proprietário da K-CELET Alimentos e produtor rural de Itapiranga –
Durante o período que realizou o curso de Agronegócios, trabalhava numa multinacional na área de alimentos. Algum tempo após a formatura, desligou-se da empresa e juntamente com mais quatro irmãos empreendeu seu próprio negócio, no segmento de produção e industrialização de bovinos e suínos.
Trabalhava na produção de matéria prima e o curso “abriu” a visão em ver outras oportunidades na agregação de valor. Segundo Tarcio “O curso realmente prepara para empreender”.
Fernando Manski e Juliana de Bona – responsáveis pelo crédito rural da SICOOB/SMOeste
“Como o curso de agronegócio tem no seu currículo disciplinas de contabilidade, gestão de produção, projetos agroindustriais e estuda os negócios relacionados à agropecuária, o profissional tem mais facilidade em entender as características ligadas ao crédito rural”.
Junior Capeletti – Atua na comercialização de insumos agropecuários
“O curso permite conhecer todo o processo da produção de insumos, desde a origem da matéria prima até a comercialização, junto aos agricultores”.
Passou a entender melhor como funciona os preços dos insumos e a sua comercialização e assim se pode informar melhor os agricultores explicando o porquê acontece as variações de preços.
“O curso proporciona conhecimentos para melhor fechar os negócios”.
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Dirlei Bertochi – Vice-presidente da Cooperativa de Crédito Rural de Interação Solidária (CRESOL) de SM“No curso se discute muito sobre cooperativismo, sindicalismo, associativismo, alternativas para a agricultura familiar”.
Ele atua também como sócio de um frigorífico, juntamente com um colega egresso do curso, também como consultor e professor da Unoesc.
Simone Sehnem – Professora universitária UNOESC/SMOeste
vê uma grande carência de profissionais para atuar na gestão de propriedades agrícolas e ao longo das cadeias produtivas.
“Enquanto freqüentava o curso surgiu a oportunidade de trabalhar na área de pesquisa científica e isso fez com que descobrisse a vocação pela pesquisa”
vê uma grande carência de profissionais para atuar na gestão de propriedades agrícolas e ao longo das cadeias produtivas.
“Enquanto freqüentava o curso surgiu a oportunidade de trabalhar na área de pesquisa científica e isso fez com que descobrisse a vocação pela pesquisa”
Rosemari Zanella – gestora de agronegócios, atualmente investindo na construção de granja ovos.
“O curso foi importante porque aprendemos a ter controle nas nossas atividades e aprendemos a lidar com pessoas”.
“O curso possibilita a determinar os custos de produção, realizar a contabilidade da granja e determinar o desempenho de todas as atividades”.
O Curso!
Organização e funcionamento
Título: Bacharel em Agronegócios
Duração do curso: 4,5 anos (9 semestres )
Horas de estágio: 450
Regime regular: aulas de 2ª a 6ª feira
Aulas no turno noturno e, excepcionalmente, aos sábados
Nível: Superior
Créditos: 212 (1 crédito = 15 horas – aula)
Total de horas-aula: 3.180
Locais de oferta: São Miguel do Oeste
DESTAQUES DO CURSO!
Dia do Bacharel em Agronegócios: comemorado no dia 18 de setembro de cada ano (Lei Nº 13.463 de 06/09/2005).Por dois anos consecutivos o Curso foi certificado pela Editora Abril como um dos melhores Cursos do país, em sua área, constando da revista Guia do Estudante, edição de 2007 e de 2008.
Para que serve o Agronegócio?
Dentre quase infinitas aplicações, o estudo e a prática do agronegócio serve para:
- Termos consciência de que não existe mais agricultura isolada de tecnologia e ciência desvinculada de ações e movimentos sociais e políticos;
- Lembrarmos que a atividade agrícola não é separada das demais, o conceito de setor primário está desatualizado em função de cadeias produtivas que integram a agropecuária à indústria e aos serviços;
- Sabermos que a produção deve aumentar mais pelos ganhos de produtividade do que pela área cultivada;
- Termos consciência de que é necessário conciliar atividade econômica com preservação ambiental;
- Sabermos da necessidade de agregação de valor no agronegócio, como embalagens, varejo, pontos-de-venda;
- Pensarmos em economia de escala; para termos acesso a informações sobre marcas de alimentos, cadeias de fast food, rodízios de comida a quilo (bom e barato);
- Refletir sobre o que leva a China a adotar a rapadura (a nossa) na merenda escolar com tabletes produzidos no nordeste e exportados, e que o churrasco de final de semana faz a moda para lançamento de cortes de carne;
- Lembramos que no campo, a fórmula é da produtividade, custo e qualidade; na genética e insumos, a questão é o ganho em produtividade e rendimento industrial; nos implementos e máquinas agrícolas, a agricultura de precisão é o foco; que o “rei custo” determina a gestão rural;
- Termos consciência de que é necessário aprender mais sobre gestão, custos, finanças, riscos, biotecnologia, computadores, negócios e agricultura de precisão;
- Compreender porque diminui o número de produtores rurais no mundo apesar do setor ter crescido em renda e com prognóstico de crescer ainda mais;
...e muito mais se poderia falar a respeito!
O que é Agronegócio?
Entende-se como agronegócio o conjunto de atividades que envolve desde o setor de insumos, máquinas e equipamentos agrícolas;
a produção agropecuária propriamente dita;
o setor de processamento
e a distribuição de produtos agropecuários
e seus derivados até o consumidor final.
Esse conceito talvez seja o que melhor define esse tipo de atividade econômica que une campo e cidade. Nesse sentido o agronegócio combina a exploração de grandes extensões de terras com a produção de hortigranjeiros proveniente de pequenas e médias propriedades familiares.
Assinar:
Postagens (Atom)